Contribuições de Kant na Educação
Segundo Kant a educação não deve ser mecânica ela deve se apoiar em princípios e guiar-se pela experiência.
A educação para Kant é a condição que contribui no processo do homem para alcançar autonomia. A definição de sujeito autônomo implica a liberdade. Com autonomia o sujeito vence paulatina e progressivamente a propensão para o mal e se converte para o bem.
O autor considera que a educação deve atender a quatro aspectos imprescindíveis para seu desenvolvimento: a disciplina, a cultura, a civilidade e a moralidade.
O homem nasce com disposições naturais para o bem, no entanto estas disposições desenvolvem-se enquanto virtudes a partir do contato com a Educação Prática. A Educação Prática de Kant consiste em trabalhar no homem sua habilidade, sua prudência e sua moralidade – aspectos que somados estão diretamente relacionados à formação de seu caráter. Quanto às virtudes podemos compreendê-las como a capacidade que o homem desenvolve em si de agir conforme o dever estabelecido por ele mesmo por meio da razão. É a razão que nos permite conhecer a lei moral que encontra-se em nós. Tal lei é um imperativo categórico, pelo fato de ser uma ação boa em si mesma, um princípio ordenado por nossa razão.
Para que a vontade seja autônoma, não deve provir de uma fonte externa e estranha ao próprio sujeito, mas da própria razão. Por essa causa Kant não aceita a tese de que a ética deveria iniciar com a definição do bem e deste derivar os conceitos da lei moral e da obrigação. O objeto da vontade deve ser determinado pela vontade em si antes que a vontade pelo objeto;[...]” (RIBEIRO E ZANCANARO, 2011, p. 2)
A partir da pedagogia kantiana, podemos dizer que uma educação que vise formar sujeitos autônomos deve unir lições da experiência e os projetos da razão. Isso porque no caso de basear-se apenas no raciocínio puro, estará alheia à realidade e não contribuirá para a superação das condições de heteronomia e, no caso de guiar-se apenas pela experiência, não haverá autonomia, pois para Kant a autonomia se dá justamente quando o homem segue a lei universal que sua própria razão proporciona.
Assim, a partir do pensamento de Kant, o homem autônomo ao obedecer aos preceitos da razão universal estaria sendo espontaneamente intersubjetivo. Mas nesse caso, a intersubjetividade não é constitutiva do sujeito, ela é atingida pelo sujeito enquanto participante da universalidade.
Ciente da distância que há entre teoria e prática no domínio pedagógico, na obra Sobre a Pedagogia, Kant preocupa-se menos em estabelecer um sistema de educação a priori, mas em unir as lições da experiência com os projetos da razão, pensamento e experiência se enlaçam se esclarecem mutuamente. Em Kant, uma educação que vise formar para a autonomia deve envolver a experiência concreta aliada aos projetos da razão.
Seu “idealismo” concebe a educação como arte da humanidade a ser aperfeiçoada por várias gerações e na prática educativa a subordinação ao dever, ao formalismo do imperativo categórico, não deixa o espaço devido para a ação estética.
Por isso uma educação que busca promover a autonomia do educando precisa educar para a responsabilidade
Postado por: Michelle Ribeiro Conde da Fonseca Oliveira
Postado por: Michelle Ribeiro Conde da Fonseca Oliveira
RIBEIRO, Sergio A; Zancanaro, Lourenço. Educação para a liberdade uma perspectiva kantiana. Disponível em: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/82/Art11.pdf. Acesso em: 13 de out, 2016.
ZEFERINO, Joycimar Lemos Barcellos. A educação em Kant. Disponível em:http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-em-kant/23199/. Acessado em: 13 de out, 2016.
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